POLYCARPO RODRIGUES VIOTTI

POLYCARPO RODRIGUES VIOTTI

 

BIOGRAFIA

 

O Dr. Policarpo Rodrigues Viotti, filho de Francisco Viotti e Izabel Caetana Rodrigues da Silveira, nasceu em Baependi/MG, em 21 de Junho de 1843.

Fez os seus estudos preparatórios no Colégio do Cônego Luiz, naquela cidade. Matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1866 recebendo grau em 1871.

Casou-se em Baependi/MG em 1873, com Ambrosina Elysa Noronha de Magalhães.

Clinicou em Vassouras, Valença e Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro. Em 1879 transferiu-se para Caxambu/MG onde passou a clinicar. Nessa última cidade fundou, em 1882, a Empresa das Águas de Caxambu. Fundou vários clubes e republicanos e com o advento da República foi nomeado intendente de Baependi/MG.

Foi eleito Deputado a primeira Constituinte Republicana. Chegou à vice-presidente da Câmara Federal.

Residiu em 1893 a 1895 em Monte Santo/MG onde foi Presidente da Câmara. Voltando a Caxambu/MG aí clinicou até1899 quando transferiu a sua residência para São Paul/SP onde clinicou até 1903.

Em 1904 foi nomeado Prefeito de Poços de Caldas/MG cargo que não aceitou. No mesmo ano foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo de Caxambu/MG, cargo que renunciou.

Em 1909 tomou parte no Congresso Médico de São Paulo/SP onde apresentou relevante trabalho sobre as águas minerais do Sul de Minas.

 

 

Em 1910 retornou rapidamente a política para chefiar, em Caxambu/MG, o movimento civilista na campanha presidencial Rui Barbosa - Hermes da Fonseca. Faleceu em 22 de maio de 1928, na cidade de Caxambu/MG, aos 85 anos de idade.